Um novo prêmio para velhas palavras – por George R.R. Martin

Publicado em: 26/09/2017


Foi um domingo divertido. Dirigi até o belíssimo Tamaya Resort, no Santa Ana Pueblo, ao norte de Albuquerque, para participar do encontro anual do HWA… Não, não aquele HWA (Horror Writers Association, a Associação dos Escritores de Horror, que faz seus encontros todo mês de maio no Queen Mary), e nem aquele outro HWA (Historical Writers Association, a Associação dos Escritores Históricos), mas o mais novo HWA, Historical Writers of America, os Escritores Históricos da América. Meus fiéis minions Lenore Gallegos e Marisa X. Jimenez foram comigo.

Tamaya é simplesmente espetacular, e a comida estava fantástica para um banquete de hotel. A companhia também foi ótima. Eu amo uma boa narrativa histórica, então fiquei animado em conhecer alguns de seus autores. E minha querida amiga Melinda Snodgrass foi a primeira palestrante após o jantar.

E então eles me concederam um prêmio: sou o primeiro (bem, um dos primeiros) recebedores do PastWords Awards para Fantasia Histórica. A HWA criou um troféu de bronze bem bonito, com um escritor e um leitor apoiando uma ampulheta. Me disseram que o design da estatueta é do Gage Prentiss, o mesmo artista da estátua do H.P. Lovecraft que está para ser colocada na cidade de Providence (para mais informações sobre o projeto, dê uma olhada aqui: http://www.weirdprovidence.org/statue.html).

Os demais vencedores do PastWords Awards foram um grupo ilustre que inclui Larry McMurthy e o deputado John Lewis, ambos que eu adoraria ter conhecido. Infelizmente, nenhum deles pôde comparecer.

Aqui vai uma foto minha e da Melinda no banquete do prêmio ao lado de sua criadora Theresa Guzman Stokes (que é conhecida como Soni), seguida de um close da estatueta.

Foi uma noite divertida.

Se você quer saber mais sobre os Historical Writers of America, eles têm um site: http://historicalwritersofamerica.org.

Mas acho que eles deveriam trocar esse nome. Todos esses HWAs deixam a gente confuso. Lá no começo, fui membro fundador do grupo de escritores de horror sob seu nome original: Horror and Occult Writers League, ou HOWL, a Liga dos Escritores de Horror e do Oculto. Era, na minha opinião, um nome muito mais original e criativo, mas eles começaram a se levar muito a sério e optaram por algo mais “digno”. Deveriam voltar para o HOWL, ouso dizer… E talvez um dos grupos de escritores históricos deveria usar no nome a palavra “authors”, autores, em vez de “writers”, escritores, que transformaria a sigla em HAA. Mas aí eles seriam confundidos com uma organização de autores de comédia… Ah, bem, sei lá.

Em todo caso, gostei muito do prêmio e de todas as palavras gentis a respeito do meu trabalho. É legal descobrir que até mesmo verdadeiros autores de ficção e não ficção histórica realista apreciam minhas histórias falsas.

Mood atual: AGRADECIDO


Texto traduzido do post “A New Award for Old Words“, publicado originalmente por George R.R. Martin em seu blog oficial em 25 de setembro de 2017. Link para o blog: http://grrm.livejournal.com/.


Compartilhe


Comentários